Dicas: Combata a acne com estes passos simples

A acne é um problema que provoca o aparecimento de borbulhas, quistos, caroços e cicatrizes. Quando o problema é considerado ‘leve’, é possível seguir algumas dicas simples para atrasar ou melhorar o seu aspeto.

O site brasileiro UOL reuniu esta lista de simples passos diários que poderá seguir em casa e que poderão combater a acne ou ajudar a disfarçar as suas marcas:

Limpeza: Para começar, a acne leve pode ser ‘acalmada’ mantendo apenas uma higiene correta da pele. Deve lavar o rosto sempre com água gelada e não quente, para evitar a remoção em demasia da camada protetora da pele e não estimular a oleosidade. Durante o dia pode passar lenços de papel ou discos de algodão para retirar o excesso de oleosidade. No banho, lave o rosto com um gel esfoliante.

Controlo da oleosidade: As toalhas de rosto e as fronhas das almofadas são ‘terreno fértil’ para a proliferação de bactérias e infeções. É indicado que troque a roupa da cama e as toalhas de banho “pelo menos uma vez por semana”, recomenda a dermatologista brasileira, Valéria Marcondes. Assim evita desenvolver uma camada de óleo nesses tecidos. Se alguma das borbulhas sangrar, mude as toalhas com mais frequência.

Maquilhagem: O primeiro passo antes de usar maquilhagem é higienizar bem o rosto e escolher produtos destinados ao seu tipo de pele. Já existem até maquilhagens com propriedades que tratam e secam as borbulhas. Antes de ir dormir também é importante que limpe qualquer vestígio de maquilhagem. Dormir com maquilhagem pode gerar uma acumulação de resíduos, inflamar o folículo piloso e piorar o problema.

Alimentação: Manter uma alimentação equilibrada e beber muita água contribuem para melhorar a aparência da acne. Deve evitar os alimentos ricos em açúcares, gorduras e os fritos, que fazem com que a sua glândula sebácea produza mais oleosidade.

Ajuda profissional: Se o problema persiste mesmo depois de seguir as técnicas acima, deve procurar um especialista. O dermatologista irá definir o seu tipo de pele, procurar perceber as causas da acne e recomendar o tratamento mais aconselhado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s