Veja dicas para manter os poros do rosto fechados e evitar a acne

Pele de pêssego e poros dilatados não combinam. Esse problema incomoda muitas mulheres, que, às vezes, não sabem que mudanças de hábitos e tratamentos simples podem melhorar esse aspecto.

Na maioria das vezes, os poros se dilatam por uma hiperatividade das glândulas sebáceas, responsáveis por controlar a oleosidade natural da pele. “Assim, quando a produção de sebo está acentuada, seu conteúdo se torna mais denso e aumenta o diâmetro dos ductos (canais) das glândulas, que ficam aparentes externamente”, diz o dermatologista Abdo Salomão.

Isso acontece por causa de fatores como exposição solar, pele oleosa, resíduos próprios da pele e de produtos, falta de limpeza e esfoliação adequada da pele, ausência de protetor solar, alterações hormonais, maquiagem em excesso, tabagismo e dieta inadequada.

Reprodução

O problema se intensifica no calor e acomete principalmente pessoas com pele oleosa, além de estar mais presente na zona T (testa, nariz e queixo). Poros abertos, aliás, não estão necessariamente ligados ao aparecimento de espinhas. “O aumento da secreção sebácea favorece o acúmulo de sebo no poro, podendo proliferar bactérias, inflamar e formar uma lesão de acne, mas nem todas as pessoas que possuem poros abertos apresentam espinhas”, diz Debora Karen Domingues, esteticista da Clínica Faciall.

Segundo ela, adquirir hábitos diários de limpeza, como lavar bem o rosto ao acordar e antes de dormir, já é um passo importante para ajudar a reduzir o tamanho dos poros. “Uma ou duas vezes por semana, faça esfoliação, aplicando tônicos que fazem com que os poros dilatados se fechem”, aconselha.

Antes de usar cremes, loções ou tônicos, no entanto, é preciso saber que tipo de produto é adequado para sua pele, afim de não agravar o quadro. Se você ainda não sabe qual o seu tipo de pele ou que produtos são ideais para você, consulte um dermatologista ou uma boa esteticista.

Cuidados diários

Evite o uso de produtos oleosos;

Utilize sabonetes seborreguladores;

Use tônicos após a limpeza;

Não lave o rosto em excesso, pois pode haver efeito rebote e maior produção de sebo para compensar o ressecamento excessivo;

Use cosméticos e maquiagens livres de óleo e com substâncias que absorvem o brilho da pele;

Use sempre filtro solar, dando preferência aos produtos de gel.

(Fonte: Portal Vital / Unilever)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s