Quinze receitas caseiras para ficar mais bonita e economizar

Hidratar, esfoliar, nutrir, clarear, fortalecer, revitalizar… Hoje em dia existem produtos diferenciados para cuidar da pele, cabelo, unhas, pés, lábios, enfim de todo o corpo. Mas, para cada produto industrializado disponível no mercado, há também uma versão caseira que pode ser tão eficiente quanto, e com a vantagem de ser infinitamente mais acessível.

Se você é adepta de produtos naturais, ou quer economizar uma grana com cremes, shampoos e cosméticos, confira a seguir 15 receitas selecionadas pela revista Ana Maria, que levam apenas ingredientes caseiros. Várias delas você já deve ter visto aqui no Bonde (se não lembra, consulte alguns links no final da matéria), mas não custa reforçar a informação antes de colocá-las em prática.

Tônico adstringente

Mergulhe 100 gramas de folha de chá verde em ½ litro de água filtrada em temperatura ambiente. Deixe essa mistura descansar por uma hora e coe. Passe no rosto com movimentos circulares, debaixo para cima, evitando a área dos olhos. O chá verde é rejuvenescedor.

Esmalte desinflamatório

Se a manicure tirou aquele “bife” e sua unha inflamou, massageie o local com azeite: a irritação some e a cutícula fica mais macia. O azeite ajuda nas inflamações e funciona como um cicatrizante.

Hidratante reparador

Amasse 1 banana-prata e peneire até formar um creme, depois adicione 1 colher (café) de vaselina. Aplique o creme nos cabelos limpos e secos, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. A banana, rica em potássio, é um hidratante natural para as madeixas.

Reprodução

Máscara pós-tintura

Prepare um chá bem forte com as cascas de 2 cebolas roxas. Espere esfriar e aplique no cabelo antes do banho de sol.

Máscara contra espinhas

Misture 3 colheres (sopa) de aveia e 1 colher (sopa) de mel. Coloque a máscara sobre o rosto fazendo movimentos circulares. Enxágue bem. Essa máscara regula a acidez e remove a acne.

Creme revitalizante

Derreta 1 colher (sopa) de chocolate amargo. Adicione 1 pote de iogurte natural e 1 colher (sobremesa) de café. Misture bem. Quando esfriar, passe no rosto. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água. Além de revigorar, o chocolate também hidrata a pele.

Shampoo anticaspa

Bata um maço de hortelã e um copo d’água no liquidificador. Passe a mistura num coador bem fino. Depois friccione a caldo por todo o couro cabeludo e enxágue. Além de ser um agente anticaspa, a hortelã atua como adstringente e antioleosidade.

Máscaras para pele

Normal: passe mel puro no rosto. Quando virar uma cola, massageie por dez minutos e enxágue.

Mista: misture 1 colher (sobremesa) de iogurte natural e 1 colher (sobremesa) de mel. Deixe no rosto por 20 minutos.

Oleosa: bata 1 clara em neve, adicione 1 colher (sopa) de mel e misture bem. Aplique no rosto e, depois de 15 minutos, enxágue com água fria.

Clareador de cotovelo

A cada 15 dias, esfregue a metade de 1 limão nos joelhos e nos cotovelos. Mas não se esqueça de enxaguar bem, para não manchar nem queimar sua pele. O limão ajuda a clarear a pele e também funciona como adstringente.

Loção firmadora

Faça um creme com 1 maçã cozida e amassada, 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (chá) de manteiga. Espere a mistura esfriar e passe no corpo, massageando. Deixe agir por 30 minutos. A maçã ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

Chá que desincha

Despeje 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de maçã picada. Abafe por dez minutos, coe e tome antes das refeições para eliminar a retenção de líquidos.

Peeling energético

Misture 2 colheres (sopa) de aveia em pó e 1 colher (sopa) de mamão com 1 pote de iogurte desnatado. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem com água fria. O mamão tem propriedades preventivas e reparadoras.

Tônico anti-idade

Prepare 1 sachê de gelatina incolor segundo a embalagem. Adicione ½ xícara (chá) de vinho tinto, deixe gelar por 15 minutos e aplique sobre o rosto durante 30 minutos.

Máscara reconstrutora

Junte 1 gema, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 2 colheres (sopa) de mel. Bata até espumar. Aplique nas pontas do cabelo e massageie por 20 minutos.

Bandagem para varizes

Enrole ao redor das pernas uma bandagem umedecida em vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas e apoiadas no alto por uma hora. Faça duas vezes ao dia: os resultados aparecerão em seis semanas.

Fonte: M de Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s