Esfoliação da pele: quando e por que fazer o procedimento?

Para cada tipo de pele existe um método e uma frequência de esfoliação adequados

 

 

O processo de renovação das células da pele acontece naturalmente a cada 30 – 40 dias, o que mantém a espessura, textura e viço da pele adequados. No caso de pele oleosa ou com acne, por exemplo, este processo está alterado e recomenda-se esfoliação como parte da rotina.  Ela é benéfica porque limpa melhor os poros e contribui para regularizar a produção do sebo.

A esfoliação pode ser mecânica ou química. A mais frequentemente realizada em casa é a mecânica, feita com produtos que contêm microesferas esfoliantes ou escovas de cerdas macias. A esfoliação química é feita com produtos contendo alfa-hidroxi-ácidos em forma de gel ou pads e, por ser mais suave, é menos irritativa.

Frequência da esfoliação

A frequência da esfoliação depende de cada tipo de pele. Na pele oleosa é recomendada até uma ou duas vezes por semana. Mais que isso, o processo pode ser prejudicial por alterar a barreira de proteção da pele, causar piora da inflamação e alterar a microbiota da pele.

Nas peles sensíveis, com manchas, peles asiáticas ou morenas a esfoliação é permitida, porém com menor frequência. Isso para evitar irritação e piora das manchas.

No consultório, sob orientação do seu dermatologista – sempre recomendada presencialmente para esfoliação e qualquer assunto relacionado com a pele – existem opções para uma esfoliação mais controlada, homogênea e eficaz.  Ela pode ser feita com microdermoabrasão que são os peelings mecânicos de cristal ou diamante que renovam a pele logo em seguida, ao retirar parte da camada córnea mais superficial da pele.

Além dos peelings químicos, como aqueles realizados com ácido retinoico, ácido salicílico e ácido glicólico que fazem a pele descamar levemente por 2 a 3 dias depois de realizados. Em combinação deixam a pele ainda mais macia, lisa e viçosa.

 

 

FONTE: VEJA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s