Beleza em todas as idades

Os cuidados com a pele não devem ter uma fase específica para começar. Para conquistar beleza e garantir saúde, a atenção precisa ser constante

Não tem milagre: quem quer ter uma pele bonita e saudável precisa investir em cuidados contínuos. Diretamente exposta a agentes externos – sol, poluição e vento, só para início de conversa -, a pele requer atenção em todas as fases da vida. Isso inclui desde rituais básicos de limpeza e uso assíduo de protetor solar até produtos criados para solucionar “probleminhas” específicos.

É preciso admitir que só quando se chega à fase adulta é que começam a surgir as primeiras preocupações com a pele. Entretanto, em um mundo ideal, a cautela deveria começar por volta dos 20 anos, no auge da juventude, quando a cútis ainda está firme, lisa e macia. Nessa fase, por exemplo, a limpeza adequada do rosto é essencial.

Lavar a face pela manhã e à noite é o mínimo indicado, o que elimina todos os resquícios de maquiagem e as impurezas absorvidas ao ar livre. Ainda é ótimo para controlar a oleosidade, situação comum nesta idade, por causa das alterações hormonais. Esfoliar a pele para desobstruir poros também é indicado.

 

Reforço no ritual

Na casa dos 30 anos, já é fase de ações mais específicas, diante do surgimento das primeiras linhas de expressão e rugas, em paralelo à alteração na distribuição de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Manchas causadas pelo sol, pelo uso de anticoncepcionais ou por gravidez ficam mais evidentes e, apesar da produção de colágeno ainda ser boa, constata-se a perda de firmeza. É hora de começar a investir contra o envelhecimento.

Além do que já era feito desde a década anterior, a rotina recomendada deve incluir o uso contínuo de hidratantes, cremes específicos para a área dos olhos, combatendo a flacidez e a presença mais comum de olheiras, e outros produtos para necessidades mais específicas, conforme indicação do seu dermatologista de confiança.

 

Atenção intensificada

A partir dos 40 anos, não tem jeito mesmo! A pele revela linhas, rugas, manchas e flacidez mais evidentes. E em razão das alterações hormonais, também começa a perder o viço e a elasticidade de forma mais acentuada.

Os cuidados adotados até agora permanecem, mas a rotina de beleza deve ser incrementada com produtos e ativos que melhorem a hidratação. Também é válido reforço no arsenal anti-idade, incluindo alguma opção mais potente, que pode ser usada durante a noite.

 

Todo cuidado é pouco

Dos 50 anos em diante, a pele já revela manchas mais escuras, flacidez acentuada, falta de hidratação e perda de volume e brilho evidentes. É que o organismo reduz ainda mais a produção de colágeno e elastina, situações que se agravam ainda mais por causa da renovação celular mais lenta.

A rotina de beleza não pode se dar ao luxo de excluir o sérum rejuvenescedor, que age em profundidade e com resultados surpreendentes.

O combo de produtos para o ritual de beleza deve ser completo e mais reforçado, inclusive com itens específicos para diferentes situações: olheiras, flacidez, poros abertos, tonalidade irregular da pele, desidratação etc.

 

Para qualquer idade

Além de todo o processo que engloba produtos diferenciados para os “probleminhas” que vão surgindo no decorrer da vida, uma regra é básica em todas as fases, inclusive antes dos 20 aninhos: o uso de protetor solar é obrigatório, mesmo em dias nublados ou no inverno, para garantir saúde e beleza para a pele.

O protetor solar é extremamente importante devido à exposição do rosto aos raios solares. É ele que vai interceptar os raios ultravioletas (UV), um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele. O UVB é mais predominante no verão, enquanto o UVA incide o ano inteiro, ao longo de todo o dia.

Na dúvida sobre qual proteção escolher, opte por itens que protejam contra UVA e UVB. Lembre-se de que o FPS (fator de proteção solar) 30 é o mínimo indicado pelos dermatologistas. Ele segura 96% da radiação UVB, enquanto o FPS 50 garante 98% de proteção e o FPS 100, 99%. Ou seja, quanto mais alto, maior a proteção.

FPS, aliás, é o índice que determina o tempo que alguém pode se expor ao sol sem ficar vermelho – por exemplo, se sem o filtro você começa a avermelhar em 10 minutos, com FPS 70 vai demorar 70 vezes mais do que dez minutos.

Aplique abundantemente antes da exposição ao sol. Reaplicar sempre, após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar-se com toalha e durante a exposição ao sol. É necessária a reaplicação do produto para manter a sua efetividade.

 

Para reforçar o nécessaire

Se diante de tantas informações você fica sem saber em qual produto investir, separamos algumas sugestões com resultados bastante eficientes.

ROC®, por exemplo, conta com a linha MINESOL® Antioxidant, que é focada na proteção solar, prevenção e correção de sinais de envelhecimento. Os produtos, disponíveis em versões FPS 30 e FPS 70, agem contra a luz visível com triplo complexo antioxidante.

 (ROC/Divulgação)

Formado por óleo de semente de uva, feverfew e vitamina E, o combo reduz o estresse oxidativo e a formação de radicais livres estimulados por agressores externos (raios UV, fumaça e poluição ambiental) que levam a pele ao envelhecimento prematuro.

NEOSTRATA® também aposta na produção de produtos focados para a saúde da pele. A linha Enlighten, por exemplo, inclui sérum, fluido clareador para controle da hiperpigmentação* e, também, sabonete cremoso com efeito clareador.

NEOSTRATA® Enlighten Ultra Brightening Cleanser foi formulado para limpar suavemente a pele, proporcionando uma lavagem cremosa e leve esfoliação. Sua composição garante um efeito clareador na epiderme, uniformizando a tonalidade irregular do rosto. Além disso, prepara a cútis para que os demais produtos da linha ofereçam o máximo resultado.

 (Neostrata/Divulgação)

O NEOSTRATA® Enlighten Pigment Controller, por sua vez, é um fluido clareador que controla o escurecimento cutâneo, uniformizando o tom e restaura o viço e a luminosidade. Sua ação garante o clareamento e o controle de diferenças de tonalidades causadas pelo excesso de exposição solar. Ainda ajuda a reduzir e inibir a produção de melanina em excesso.

Enquanto isso, o NEOSTRATA® Enlighten Illuminating Serum tem ação potente no clareamento da tonalidade da pele, tornando-a mais uniforme e luminosa. Restaura o viço e o brilho, sobretudo em peles marcadas pelo excesso de sol, alterações hormonais, acne e fatores da idade.

Outra alternativa bem eficaz da NEOSTRATA® é o Smooth Surface Daily Peel Pads, um peeling diário para uso cosmético, formulado para melhorar a tonalidade e a textura da pele, reduzindo a aparência de linhas finas e rugas.

 (Neostrata/Divulgação)

Ele traz para o mercado brasileiro uma tecnologia exclusiva, em formato diferenciado: o produto é formado por discos que são embebidos em solução anti-idade com 10% de ácido glicólico, que promove a renovação celular e a melhora efetiva na redução de linhas finas, rugas, textura e tom da pele.

(*)Manchas causadas pelo sol e acne. A origem das manchas pode ser multifatorial, cabe ao médico avaliar cada caso antes de recomendar o produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s