O PASSO QUE NÃO PODE SALTAR PARA TER UMA PELE PERFEITA

Renata Valença, especialista em assuntos de beleza, explica qual é o passo mais importante no cuidado da pele

 


Hoje vou falar sobre o passo número 1 do ritual de skincare: A limpeza da pele. São tantas as coisas que gostaria de falar, mas resolvi escrever por partes. Para quem não me conhece ainda, sou instagramer do @luxobasiquinho, uma página onde encontrarão dicas incríveis sobre este universo de beleza que amamos!

Uma pele limpa é uma pele saudável. Quando a pele está limpa qualquer produto que use depois, terá um efeito potencializado.

Ao longo destes seis anos de Instagram já “li” de tudo o que possam imaginar: pessoas que lavam o rosto com o sabonete do corpo no banho, até aquelas que passam o rosto apenas por água.

Mas a pele precisa ser higienizada de forma correta e a forma correta é só uma: a escolha correta do produto de acordo com sua pele. Não adianta ter pele sensível e usar, por exemplo, um gel de limpeza facial para pele oleosa, pois irá agredir a pele ocasionando uma série de problemas. Se não foi ainda a um dermatologista saber que tipo de pele tem e que produtos pode usar, então marque já uma consulta. O que está à espera?

O passo-a-passo básico de limpeza para o dia-a-dia é: Lavar, tonificar e esfoliar de 1 a 2x por semana ou a cada 15 dias se a pele for sensível. Não tenham preguiça, quando encontrar o ritmo nunca mais viverá sem isso.

Hoje vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de produtos para lavar o rosto. Existem versões em gel, mousse, espuma, em barra… mas independente do formato estejam atentas ao que tem na composição e sempre no indicativo para que tipo de pele serve.

A minha pele é um caso à parte. É mista: Oleosa no nariz e queixo, sensível e seca nas bochechas e testa. Por isso, estou sempre atenta ao que ela precisa em determinado momento. Geralmente uso um gel para pele oleosa pela manhã, pois preciso que a oleosidade segure mais no decorrer do dia. Já à noite uso algo mais hidratante, para que a pele durma confortável.

Quando estou com a pele muito sensível devido ao frio, secura ou pós procedimentos, gosto de usar produtos em formato Foam, aqueles líquidos que apertamos e viram espuma. São produtos muito delicados, mas que apesar disso limpam mesmo a pele sem agredir.

Já para desmaquilhar gosto dos que tem textura mousse. São mais consistentes e limpam profundamente. Raramente uso os sabonetes em barra, mas há quem goste. A dica da minha dermatologista é que se parta com uma faca em quatro partes, assim vai usando um pedaço de cada vez e não corre o risco de ficarem moles em contacto com a água, pois isso estraga o produto e faz com que perca as propriedades.

Outra coisa que ajuda muito nesse processo de limpeza facial são os aparelhos com tecnologia ultrassónica. Além de limpar, existem alguns deles que vem com pulsações anti-idade e que estimulam o colágeneo.

Vamos então aos produtos que estou a usar neste momento:

1) Formato em gel:

Gosto do Effaclar Gel de Limpeza purificante para peles oleosas.
Uso este produto há muitos anos, sempre pela manhã para segurar a oleosidade no decorrer do dia. Apesar de ser para peles oleosas, não deixa a minha pele seca.  No verão,  praticamente só uso este produto. À noite uso um da The Body Shop da linha de Vitamina E que limpa, porém hidrata, assim fico com a pele muito confortável durante o sono.

2) Espuma de limpeza (Foam):

Espuma facial Dior Hydra Life Fesh Cleanser: Existem muitas outras para indicar, mas como atualmente estou a usar esta, escolhi falar sobre ela. Ela limpa a pele de forma tão delicada que você pensa que não está limpando, mas enganam-se, ela limpa mesmo profundamente e tem um cheirinho maravilhoso. Gosto de usá-la quando estou com a pele muito sensível por causa de peeling ou ácidos e também no frio. O resultado é incrível. Também adoro a da Filorga principalmente pelo facto de ser antienvelhecimento e ter ácido hialurônico na composição. Lembram do que falei na matéria passada? A importância dos produtos que te deem um plus além do convencional.

3) Mousse de limpeza:

Esse formato é meu escolhido para remover maquilhagem, faz milagres. O primeiro é o Ibuki da Shiseido, uma espuma de limpeza refrescante com micro pérolas. É incrível, sabe aquele produto que vale cada cêntimo? É sensacional, além de ser anti-idade.  Atualmente uso  o Doux Nettoyant Moussant da Clarins para peles normais a mistas. Faz uma limpeza na pele que deixa um efeito refrescante.  De salientar que podem ser usados no dia-a-dia como produto de limpeza facial.

4) Aparelhos faciais de limpeza:

Existem várias marcas espalhadas por aí, mas confesso que o Foreo ganhou meu coração. Tenho três e sou apaixonada pelo efeito na pele. O pequenininho não tem carregador e é ideal para usar em viagens, dura 100 usos e depois é destacável.

Recentemente ganhei duas versões da marca para testar: O Luna Mini 2, uma versão compacta com 8 intensidades e recarregável. Além de limpar, promove uma leve esfoliação, a limpeza dura 1 minuto. E o Luna 2 que limpa, esfolia e tem a função anti-envelhecimento que dá mais luminosidade. Além disso estimula o colágeno. O circuito completo de limpeza + anti-envelhecimento dura 2 minutos. Existe um para cada tipo de pele. O meu é para pele mista. É super fácil de usar, basta colocar o seu gel, espuma ou mousse em cima dele e ligar na função que deseja. Pode molhar, portanto só uso o meu debaixo do chuveiro.

FONTE:  Revista VIP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s