Como perder gordura localizada: descubra a “fórmula perfeita”

Combinação de exercícios físicos com alimentação balanceada e tratamentos estéticos pode ser o que você precisa para acabar com aquela gordurinha

 

Lipodistrofia localizada é a aglomeração de tecido adiposo em regiões específicas do corpo – é a gordurinha localizada. Como explica a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, as principais regiões que concentram gordura são as consideradas mais flácidas, como culotes, barriga, braços e a papada. Mas e para quem não se sente bem com isso, como perder gordura localizada?

 

Prática regular de exercícios físicos é forma recomendada por especialistas de como perder gordura localizada
Prática regular de exercícios físicos é forma recomendada por especialistas de como perder gordura localizada

Porém, antes de saber como perder gordura localizada , é importante entender que o acúmulo de tecido adiposo e os locais onde ele se deposita estão relacionados a uma predisposição genética de cada pessoa. Além disso, outros fatores que podem influenciar estão relacionados a hábitos do dia a dia, como a alimentação , prática de exercícios e até mesmo postura corporal.

Enquanto os homens tendem a acumular mais gordura na região abdominal, as mulheres apresentam maior quantidade nas coxas, quadril e glúteos. Thais alerta que o problema disso é que a lipodistrofia localizada pode estar relacionada a alguns problemas de saúde. Por exemplo, o excesso de tecido adiposo na região abdominal, principalmente nos homens, está relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto.

 

Como perder gordura localizada?

 

Na hora de descobrir como perder gordura localizada é importante ter em mente que é preciso mudar hábitos do dia a dia
Na hora de descobrir como perder gordura localizada é importante ter em mente que é preciso mudar hábitos do dia a dia

Como já foi dito anteriormente, o consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos brancos, histórico de lipodistrofia ou excesso de peso na família, sedentarismo e má postura (o que pode fazer com que a barriga fique projetada para frente, por exemplo, podem resultar no acúmulo de tecido adiposo. Confira então como perder gordura localizada.

 

1. Prática de exercícios

 

Como perder gordura localizada: atividades intensas como o HIIT são recomendadas porque geram perda calórica de forma rápida, mas quem busca esse tipo de estímulo deve estar bem preparado e ter a liberação de um médico
Como perder gordura localizada: atividades intensas como o HIIT são recomendadas porque geram perda calórica de forma rápida, mas quem busca esse tipo de estímulo deve estar bem preparado e ter a liberação de um médico

Entre as formas de como perder gordura localizada está a prática de exercícios físicos. Thais indica os treinos intervalados de alta intensidade, conhecidos como HIIT . Eles são um combinado de atividade aeróbica e fortalecimento muscular, aumentando a resistência e melhorando o condicionamento físico. Porém, como é uma atividade muito intensa, é indispensável a liberação de um médico.

Este tipo de exercício também não substitui os treinos de fortalecimento muscular, então é importante fazer um combinado com musculação ou pilates, por exemplo, principalmente para evitar lesões. Além disso, vai ajudar na definição do corpo.

Mas não só o HIIT pode gerar benefícios. Quem é sedentário mas está na busca pela atividade física ideal deve saber que a principal dica dos especialistas na hora de encontrar a melhor atividade física é bem simples: dar tempo ao corpo para ele se acostumar com os novos estímulos gerados pelos novos hábitos no dia a dia.

Além disso, é preciso também se sentir bem e feliz durante a prática, já que dedicação é essencial. Para isso, o melhor é conhecer bem cada exercício ou esporte antes de escolher um para praticar, seus objetivos, se é em grupo ou não e se o praticante depende da motivação de outros para se sair bem. Nessa hora, vale até fazer uma aula teste que as academias oferecem para entender melhor como funciona a dinâmica da atividade escolhida.

 

2. Alimentação saudável

Como perder gordura localizada: se uma pessoa precisa mudar seus hábitos alimentares, é indispensável a consulta com um especialista no assunto, já que uma dieta deve levar em consideração as características próprias de cada pessoa
Como perder gordura localizada: se uma pessoa precisa mudar seus hábitos alimentares, é indispensável a consulta com um especialista no assunto, já que uma dieta deve levar em consideração as características próprias de cada pessoa

Na hora de encontrar uma alimentação saudável o melhor é fugir das dietas da moda que prometem resultados instantâneos, já que isso pode gerar mais problemas do que benefícios. Seguir uma dieta balanceada e ter equilíbrio é sempre o melhor, até na hora de descobrir como perder gordura localizada.

No geral, as recomendações são ter mais atenção em relação ao consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples, como pães, bolos e massas. Além disso, dar preferência a grandes quantidades de alimentos com fibras diariamente, como leguminosas, grãos, farelos, farinhas integrais, vegetais e frutas.

É preciso saber também que dietas muito restritivas não costumam ser saudáveis, a não ser que você seja recomendada a seguir isso por conta de alguma restrição alimentar causada por um problema de saúde, afinal de contas temos uma necessidade básica de nutrientes, sais minerais e proteínas.

Sendo assim, se você quer ou precisa mudar seus hábitos alimentares é indispensável saber a opinião de um especialista. Ainda mais porque uma dieta deve levar em consideração as necessidades e características própias de cada pessoa.

 

3. Tratamentos estéticos

Como perder gordura localizada:  tratamentos estéticos funcionam bem quando associados à dieta e aos exercícios, alerta a especialista, então não adianta pensar que esses procedimentos apenas vão resolver a lipodistrofia localizada
Como perder gordura localizada: tratamentos estéticos funcionam bem quando associados à dieta e aos exercícios, alerta a especialista, então não adianta pensar que esses procedimentos apenas vão resolver a lipodistrofia localizada

Para gorduras mais resistentes, a especialista explica que os tratamentos estéticos funcionam muito bem quando associados à dieta e aos exercícios físicos – então não adianta pensar que apenas esses procedimentos vão resolver essa questão. Neste caso, a dermatologista destaca a criolipólise , a endermologia e a lipocavitação.

“A criolipólise é uma técnica que utiliza temperaturas baixas para congelar a camada gordurosa e eliminar a gordura localizada, pois o frio quebra as células de gordura. O método pode ser utilizado em regiões do corpo que se adaptem ao aparelho”, explica.

Por outro lado, no caso da endermologia, o aparelho faz uma espécie de sucção na área tratada, o que gera o rompimento ou remodelamento das células de gordura do local.

“Já a lipocavitação é realizada por meio de um aparelho de ultrassom que emite ondas de baixa frequência que provocam cavidades nas células de gordura, causando seu rompimento e eliminação. O paciente deve ser criteriosamente avaliado antes de realizar esse procedimento”, completa Thais sobre como perder gordura localizada .

 

 

Fonte: Delas – iG 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: