Chip da beleza: conheça o implante usado como anticoncepcional, contra TPM e endometriose

Por Marcelo Gouveia

Especialista comenta benefícios de procedimento que promete auxiliar também na reposição hormonal na menopausa e que traz efeitos secundários estéticos desejados pelas mulheres

Os incômodos da menstruação, como cólicas, inchaço e TPM, são pautas comuns entre mulheres; e não é para menos. Segundo um estudo do Instituo Women’s Health, cerca de 85% delas sofrem com estas condições. O que poucas sabem, no entanto, é que já existem procedimentos que podem eliminar essas inconveniências e ainda deixar suas roupas folgadas, diminuir a retenção de líquidos e celulite, aumentar a libido, disposição, e a força muscular para treinar. São os famosos chips da beleza.

Quem conta mais sobre o Implante Hormonal ELMECO, como é chamado oficialmente, é a médica carioca que já se considera goiana de coração, ginecologista e obstetra especialista em Fisiologia Hormonal, Dra Trícia Barreto. De início ela explica o que é e como funciona esse implante tecnológico desenvolvido pelo médico pesquisador, Professor Dr Elsimar Coutinho.

“O famoso chip da beleza como foi apelidado pela mídia, é um tubinho da espessura de um palito de fósforo que mede aproximadamente cinco centímetros. Este material é pré-invasado com hormônio e inserido no subcutâneo da região dorsal da paciente, e liberado gradativamente no decorrer de um ano, deixando a mulher sob os efeitos da terapia durante este período” explica a médica.

Trícia lembra, porém, que não é qualquer pessoas que pode implantar o chip. “É realizada uma triagem com a paciente durante a consulta médica, incluindo anamnese, exame físico e exames de imagem e laboratório para, então, sabermos se a mulher está apta”, assinalou.

Se a mulher puder implantar o chip após a triagem, Trícia reforçou que o implante terá que ser feito todo ano para que os resultados continuem funcionando. Uma de suas pacientes, a bancária Ana Flávia Montserrat, de 26 anos, aceitou falar com a reportagem e contou como tem sido a experiência.

“Eu resolvi seguir um estilo de vida saudável em abril desse ano por que minha auto-estima estava muito baixa. Tinha muita oscilação no meu humor, sentia cansaço, era muito ansiosa e sabia que meus hormônios não estavam controlados por causa do uso de anticoncepcional”, contou Ana Flávia, que decidiu aí procurar uma ginecologista para saber o que fazer.

“Quando encontrei a Dra Trícia, fiz os exames de rotina, ela analisou o que seria melhor pra mim e descobrimos que podíamos potencializar os resultados de um tratamento com o implante. Com 25 dias já vi uma alteração significativa no meu humor, não tive TPM, meu desempenho na academia melhorou, durmo melhor e acordo mais disposta”, afirmou a bancária, garantindo que foi a melhor decisão que teve até hoje.

Ana Flávia disse, também, que pretende continuar com o tratamento, porém, seguindo estilo de vida saudável. “Às vezes as pessoas não têm consciência do que se trata e acham que haverá um milagre somente com o implante e se frustram. Mas uma vez que você escolheu ter um estilo de vida saudável, tem disciplina, foco e auxílio do chip, seu sonho vira realidade, como o meu virou”, concluiu.

Trícia, que acompanhou toda a evolução de Ana Flávia antes e após o implante, alerta que ele é produzido especificamente para cada mulher e, por isso, a avaliação realizada pelo
médico capacitado e treinado para trabalhar com o produto é tão importante. “A indicação médica, o peso da paciente, os hábitos de vida dela, expectativas, enfim, tudo isso irá determinar quais serão os hormônios usados e qual sua quantidade”, assinala.
Críticas

Críticas

Como qualquer procedimento que ganha fama na mídia, aponta prós e contras, mas, apesar das críticas ao dispositivo, Trícia defendeu que o problema não está no produto, mas em seu mau uso. “Isso faz toda a diferença, pois o Implante é mais uma alternativa para o tratamento da paciente, obedecendo uma indicação médica criteriosa, não devendo ser prescrito para fins estéticos, pois ele é infinitamente mais que isso”, arrematou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s