Será que o ronco tem alguma relação com o sobrepeso?

A otorrinolaringologista Dr.ª Cláudia Pato Serra explica o assunto.

 

O ronco ou ressono é uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão natural do contato das paredes musculares da faringe que tem diminuição do seu tônus induzido pelo repouso e a própria perda de elasticidade que acontece com o decorrer da idade.

Sobrepeso é geralmente definido como a existência de mais tecido adiposo que o ideal saudável, produzindo acúmulo excessivo de tecido adiposo no pescoço, o que propicia o ronco.

 

COMO EVITAR?

 

É indicado que a pessoa adote um estilo de vida esportivo, pois a prática de atividades físicas diárias para tonificar os músculos diminui o excesso de peso; evitar o uso de tranquilizantes e medicamentos para dormir, optando por dormir sempre de lado ao invés de dormir de barriga para cima. Também é bom evitar a ingestão de bebidas alcoólicas por cerca de 4 horas e comidas pesadas por cerca de 3 horas antes de dormir; evitar dormir cansado ou muito tarde. Outra dica é programar melhor as atividades de trabalho para evitar sobrecarga.

 

COMO TRATAR?

 

Nos quadros mais leves de ronco e apneia, controlar os fatores de risco e a posição de dormir pode ser uma forma eficaz de tratamento. Para obrigar-se a dormir de lado, uma boa estratégia é costurar um bolso nas costas de uma camiseta e colocar dentro dele uma bolinha de tênis.

Pode também ser útil usar, à noite, um retrator de língua, ou seja, uma prótese intraoral móvel que ajude a manter a boca fechada e a projetar a língua um pouco para a frente.

Para os casos graves, a melhor indicação é o CPAP nasal (dispositivo de Pressão Positiva Contínua Nasal). Além de melhorar as crises de ronco, o uso do CPAP afasta o risco de problemas cardiovasculares e de hipertensão.

A indicação de cirurgia no tratamento do ronco e da apneia do sono tem de ser muito bem avaliada.

Roncar não é sinal de sono reparador. Se as pessoas próximas se queixam que você ronca, leve-as a sério e procure assistência médica especializada, para se assegurar que a apneia obstrutiva do sono não seja um problema mais grave. O médico indicado é o otorrinolaringologista que fará um exame cuidadoso na boca, nariz, garganta, pescoço e palato e também um exame de sono. Após o diagnóstico é feito o tratamento indicado para o seu caso,

O ronco é algo grave, pois atrapalha uma boa noite de sono, produz problemas de saúde como hipertensão arterial, perturbações da memória, distúrbios emocionais, sonolência, incapacidade de trabalho, acidentes, falta de atenção, falta de concentração e impotência sexual.

 

FONTE: www.isaudebahia.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s