7 tipos de alimentos que prejudicam muito a pele oleosa ou com acne

Determinadas comidas e bebidas afetam a produção das glândulas sebáceas e podem mexer com o funcionamento do intestino, piorando sua pele.

O que comemos e bebemos interfere diretamente na saúde de todos nossos órgãos, incluindo o maior deles: a pele. Refeições balanceadas e a inclusão estratégica de alimentos são capazes de equilibrar a produção das glândulas sebáceas, beneficiando a pele oleosa. Por outro lado, consumir determinadas comidas e bebidas pode prejudicar – e muito – quem tem pele oleosa ou com acne.

Com informações da endocrinologista Patrícia Peixoto, membro efetivo da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da Endocrine Society, e da nutricionista funcional clínica Kelly Almeida, relacionamos os tipos de alimentos que você deve evitar se tiver a pele oleosa e/ou com acne e não quiser piorar a saúde e a aparência dela.

 

Pães, biscoitos e massas com farinha branca

Com alto índice glicêmico, os alimentos que têm farinha branca entre os ingredientes causam a inflamação das glândulas sebáceas e, consequentemente, podem levar à acne. Eles também atrapalham a ação de princípios ativos presentes nos produtos de controle de oleosidade da pele, como o ácido salicílico e o zinco.

 

Açúcar refinado

Doces industrializados em geral, refrigerante e sucos artificiais aumentam os níveis de insulina no sangue rapidamente, o que acentua a produção de hormônios andrógenos – que, por sua vez, acentuam a oleosidade da pele.

Além disso, o aumento de insulina aumenta a produção de IGF-1, fator de crescimento que estimula a hiperceratose e a hiperplasia da epiderme, agravando a obstrução dos poros e também estimando a produção dos andrógenos de que falamos aqui em cima.

 

Sal refinado e temperos industrializados

E também os alimentos que contêm altas quantidades deles entre os ingredientes, como os processados (presunto, peito de frango e peito de peru em fatias, por exemplo).

Mais uma vez, a causa é o processo inflamatório desencadeado nos organismo por estes alimentos, aumentando a produção das glândulas sebáceas.

 

Pizza, hambúrguer e batatas fritas

E lanches semelhantes, ricos em gorduras saturadas. Eles desequilibram a microbiota intestinal – as bactérias “do bem” presentes no intestino que, quando em desarmonia, deflagram ou pioram processos inflamatórios no corpo.

 

Soja e seus derivados

Consumidos em grande quantidade, interferem na produção de hormônios femininos, como o estrogênio. O desequilíbrio pode desencadear a acne em quem já tenha predisposição a esta condição.

 

Bebidas alcoólicas

Consumido em excesso, o álcool afeta a absorção do zinco pelo organismo. E o zinco é um dos princípios ativos mais poderosos no combate à oleosidade da pele e à acne.

 

Carne vermelha

Tem gordura saturada em excesso, tal como pizza, hambúrguer e batatas fritas. O processo é o mesmo descrito no item destes lanches.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s