Cresce no Brasil o número de profissionais de estética que desejam empreender e ter o seu próprio negócio

O mercado da estética é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Atualmente, os serviços de beleza são tão procurados pelas mulheres, quanto pelos homens, que mesmo em tempo de crise, não deixam de cuidar do bem-estar e elevar a autoestima.
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos, que têm 16,5% e da China com 10,3%.
Outro levantamento que foi feito pela Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, apontou que até o ano de 2020 o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano.

 

Com o mercado em alta, cresce o número de profissionais de estética que desejam empreendedor no setor. Muitos deles ao invés de trabalhar em clínicas de estética, decidem montar o próprio negócio, abrindo novas clínicas ou espaços de estética em sua própria casa, para atender aos clientes.
O profissional que decide por montar o espaço de estética em sua própria casa, tem um custo menor de investimento inicial, que é uma das alternativas que mais atrai empreendedores atualmente para iniciar o negócio, com um risco menor, já que a maioria desses profissionais começam o negócio com muito pouco dinheiro para investir.

Franciele Gritti, 23, Esteticista do Paraná, por exemplo, largou o emprego de vendedora onde atuava por 7 anos e resolveu empreender na estética. Abriu um espaço em sua casa, para fazer tratamentos como massagem e limpeza de pele. Com pouco tempo, dobrou a renda em comparação ao antigo trabalho. “No início fiquei um pouco insegura, mas fiz um curso Como empreender na Estética com Cristiano dos Santos Apresentador do Programa Estética na TV, e isso me deu força e coragem para tomar a decisão de arriscar e seguir em direção ao meu sonho de atuar na estética por conta própria”, conta.

Como se trata de um profissional de formação técnica, as faculdades ou cursos de estética, não dão muita ênfase em conhecimentos voltados ao empreendedorismo e marketing. O profissional que deseja abrir um negócio nessa área, precisa buscar conhecimentos por conta própria que o prepare neste sentido, afinal é muito diferente ser empregado de uma clínica e dono de uma. São dois universos totalmente distintos.

Para montar um negócio, mesmo que pequeno, como um espaço de estética em um salão de beleza, ou algo de maior porte, como clínica especializada, requer do profissional, habilidades de Marketing, vendas e empreendedorismo.

O conhecimento de marketing é essencial para propagar sua marca e evitar dificuldades futuras nas vendas. Devido à alta concorrência do mercado de estética, muitos empreendedores enfrentam no início, problemas com a aquisição de clientes, o que causa muitas frustrações e impede alguns profissionais de seguirem em frente com o negócio, muitas vezes pela falta de verba para investir. Sendo assim, é preciso se diferenciar e entender como funciona o processo de atrair e fidelizar clientes para não sofrer com este problema.

De acordo com o Sebrae 60% das companhias fecham por problemas de gestão, marketing e vendas. Por isso é importante que entender o processo para que o profissional de estética não faça parte das estatísticas.
O mercado da estética oferece muitas oportunidades para quem deseja empreender, mas o profissional de estética precisa se preparar, manter-se atualizado e adquirir conhecimentos em marketing, vendas, empreendedorismo e entender que se não o fizer, melhor que volte atrás e vá trabalhar em uma clínica como funcionário, Diz Cristiano dos Santos.

O Grande problema é que com o salário muito baixo pago para uma profissional de estética de uma forma geral, fica difícil manter uma em seus quadros por muito tempo, e isso desperta nesse profissional, o desejo de atender por conta própria, mesmo que essa profissional não tenha o perfil empreendedor.

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, oferece diversas formações sobre o assunto, tanto presenciais como online. Há também cursos mais específicos para a esteticista, como o Curso Online “Como empreender na estética”, ministrado e criado por Cristiano dos Santos, Palestrante, Empresário, Comunicador e Empreendedor e incentivador do empreendedorismo do setor de estética , que já ensinou centenas de profissionais do mercado, no Brasil, Holanda, Portugal, Suíça, ente outros países.

Para Cristiano, a rede cada vez maior de produtos e serviços oferecidos na área, mostram que o investimento em marketing e planejamento é primordial para destacar uma empresa ou um profissional de estética dentre tantos concorrentes.

Um diferencial, que possibilita o empreendedor a ter sucesso na área, é saber utilizar a internet como recurso de promoção. De acordo com um estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o brasileiro passa em média, 4 horas e 59 minutos conectados à internet contra 4 horas e 31 minutos assistindo à TV.

Portanto, o empreendedor precisa marcar presença na mídia digital. Porém, nem todos profissionais de estética sabem como vender os produtos e estabelecer um relacionamento com o público-alvo por meio desta ferramenta tão poderosa.
É preciso estar antenado e conectado para ter clientes. Fazer marketing como se fazia a 20 anos atrás já não funciona mais. É preciso ir além. Panfletagem e ações offline estão perdendo força, afinal, houve uma transformação enorme nos últimos anos e tudo mudou. Novas tecnologias e formas de se interagir com o público, com os consumidores de uma forma geral tem impactado os negócios de uma forma extraordinária como nunca se foi visto antes.

É preciso estar atento a essas mudanças e buscar seu lugar ao sol, afinal o que não falta são pessoas precisando de um bom profissional de estética que eleve sua autoestima. E o melhor, não são só mulheres. Os homens estão cada vez mais vaidosos.

Eles precisarão de profissionais qualificados e bem treinados, mas que também saiba comunicar os benefícios que o seu serviço irá lhe proporcionar. Fazendo assim, o sucesso vem.

Website: http://www.comoempreendernaestetica.com.br

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