É possível melhorar a celulite? Especialistas dão 5 passos para acabar com elas

Definitivamente, as celulites estão na lista das características mais indesejadas pelas mulheres. O problema, geralmente causado por razões genéticas ou pela falta de atividade física, deixa as mesmas marcas: furinhos e textura de casca de laranja na pele. Pensando nisso, o Purepeople fez um guia rápido com cinco dicas para mandar a celulite para longe!

 

Sem dúvidas, a celulite, assim como a flacidez – que é possível ser amenizada com tratamentos -, estão na lista das coisas que incomodam muitas mulheres. A condição, geralmente desencadeada por fatores como genética, sedentarismo, má circulação e principalmente a falta de uma rotina de exercícios físicos, deixa marcas: a textura de casca de laranja e furinhos na pele, quando vistas em casos mais severos, podem até doer. Entretanto, a fim de rejuvenecer a pele, prevenir o surgimento e auxiliar no combate da celulite, alguns hábitos saudáveis podem ser incorporados no dia a dia. O Purepeople reuniu algumas dicas com a esteticista Camila Cardoso, a nutricionista Nicole Magluf e o personal trainer Diego Britto, para ajudar você a exterminar de vez essa alteração da pele até o verão. Confira!

‘Cremes são bons aliados para amenizar a celulite’

Desde que a cosmetologia descobriu os primeiros ativos que ajudam na luta contra os furinhos que insistem em aparecer, muitas mulheres vêm aderindo cada vez mais ao uso dos cremes. “Apesar de os cremes não fazerem milagres, são bons aliados na hora de amenizar o problema. Entretanto, não adianta usá-los uma única vez. Eles devem ser utilizados ao menos 2 vezes por dia, durante pelo menos 1 mês para começar a ver um pouco dos resultados”, explica Camila. Unidos a hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, os cremes ajudam e estimulam a melhora da aparência da pele, sendo eficazes ao combater as celulites até o grau II (as celulites grau I e II são os primeiros níveis de alteração da pele, onde ocorrem depressões superficiais). Além disso, os cremes anticelulites auxiliam os tratamentos feitos nos consultórios.

Esfoliação para liberar as células mortas

“A esfoliação é uma etapa essencial antes de utilizar o creme anticelulite. Ela libera as células mortas da pele, fazendo com que o creme penetre mais a fundo e tenha mais efeito”, conta a esteticista. A fim de que a pele do bumbum fique mais lisa, minimizando o efeito casca de laranja, a dica é fazer a esfoliação durante o banho, pelo menos três vezes na semana auxiliado por uma bucha vegetal. No verão, além de renovar as células da pele, ela deixa o bronzeado mais uniforme. Mas não se desespere! Não precisa ir correndo até a primeira farmácia que você conhece! Para quem não quer (ou não pode!) investir em cremes esfoliantes, existe a opção de trabalhar com o que tem em casa. A massagem com borra de café misturada com óleos ou hidratante é um ótima aliada para a amenização e ainda tem propriedades antioxidantes.

Livre de alergênicos!

A constante busca científica no mundo da cosmetologia não para. Foi descoberta uma nova causa da celulite e pasmem: é alergênico. “A celulite por si só já é um processo inflamatório. Pessoas com intolerância a lactose e doença celíaca tendem a inflamar mais a parte dos tecidos, o que acarreta no aumento dos furinhos, podendo afetar inclusive a circulação. Isso é algo que tem que ser analisado de perto, uma vez que a falta de circulação sanguínea prejudica o transporte de vitaminas, mineiras e oxigênio, podendo ser uma resposta alérgica”, explica a nutricionista Nicole Magluf. Ainda não se sabe exatamente a origem do alimento que está associado a esse mal, alguns especialistas apontam o glúten como provável vilãoHoje em dia, tanto se fala do assunto que os alimentos que contém essa proteína vêm com uma frase de aviso, tendo como finalidade informar as pessoas com algum tipo de intolerância. Apesar disso, a celulite é um processo que pode ocorrer em todas as mulheres, por diversas razões.

Controle da alimentação: ‘Desempacotar menos e descascar mais’

A alimentação é um dos pilares para manter um corpo saudável. Quando o assunto se trata da celulite, vale apostar em um cardápio repleto de variedades. “Alimentos como a salada com folhas escuras, que são ricas em proteínas e minerais, e frutas diversificadas (fortes aliadas em nutrientes) são boas para ajudar no aspecto da celulite. O consumo de bastante água também é um passo essencial, uma vez que mais de 70% do nosso organismo é composta por ela e 90% do sangue também”, conta a nutricionista. “Manter distância de alimentos industrializados é bom, porque os ingredientes utilizados nessas comidas contém grande quantidade de açúcar e sódio. Desempacote menos e descasque mais!”, concluiu Nicole.

Atividades físicas para uma vida mais saudável

Sabemos que nem todo mundo tem o hábito de praticar exercícios físicos e que muitas só fazem por obrigação. Entretanto, a execução das atividades físicas são essenciais não só para a redução da celulite, mas também para um melhor equilíbrio do corpo e mente. A dica é: procure exercícios que te façam mais feliz! “Além de uma dieta equilibrada, o ideal é aliar treinos de força (musculação) com a parte aeróbica pelo menos 3 vezes na semana. Atividades como andar na esteira, pedalar uma bicicleta e fazer aulas de dança são boas opções para a parte aeróbica. Alternar entre a musculação e o cardio é a melhor estratégia para reduzir a gordura corporal, e além disso, ambas estimulam a circulação sanguínea, aumentando o consumo de oxigênio pós exercício, o que acarreta na queima de calorias e na redução do percentual de gordura no corpo, melhorando assim, a aparência da celulite”, explica o personal trainer

(Por Martina Orlandini)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s