Quatro erros que não deixam você emagrecer

  • Por Zanon Macedo

Confira as dicas para não errar no processo de emagrecimento:

Emagrecer parece óbvio, basta parar de comer e fazer exercícios que os resultados serão inquestionáveis. Porém, segundo o Jornal Americano de Saúde Pública, somente 10% de quem deseja emagrecer conseguirá chegar ao peso ideal e em 5 anos 78% dessas pessoas recuperarão todo o peso novamente. A partir desses dados, hoje vou te contar os 4 principais erros que não te deixam emagrecer e manter o peso.

O primeiro erro é restringir demais a alimentação. Acreditamos que quanto menos alimentos ingerimos mais eficiente será o emagrecimento. Engano comum, pois quando fornecemos menos energia (alimento) que o corpo necessita para sobreviver, ele gera um estado de adequação do organismo, chamado de termogênese adaptativa. Significa que o metabolismo entra em um estado de emergência e gasta o mínimo de energia possível para sobreviver, consequentemente o metabolismo se torna lento e mesmo sem comer você voltará a recuperar o peso novamente.

O erro número dois é achar que quanto mais exercícios executar melhor. Com certeza você conhece alguma pessoa que vai a academia 2 vezes por dia, todos os dias da semana, acreditando que assim gastará mais calorias e gordura. A atividade física e o exercício são importantíssimos para aumentar o gasto calórico diário, porém o que realmente é mais eficiente para o emagrecimento é transformar o seu corpo em uma máquina de queimar gordura. Isso se faz construindo um metabolismo mais rápido e a melhor forma de acelera-lo é através de exercícios de alta intensidade. Eles não precisam gastar muita energia durante o exercício, o mais importante são as adaptações fisiológicas que eles geram no corpo para gastar mais gordura enquanto você dorme ou vê a novela no sofá de casa. No caso do exercício físico a intensidade é mais importante que a quantidade.

O terceiro erro é querer mudar todos os seus hábitos de uma vez só. É comum aquela pessoa que nunca fez dieta e nem exercício resolver do dia para noite iniciar tudo, “A partir de segunda-feira eu sou Fit, alimentação toda nova e exercício 7x na semana”. Entenda que o cérebro não foi feito para mudanças bruscas de hábitos, essa mudança torna tudo muito pesado para o cérebro, consequentemente em pouco tempo você voltará a ser a mesma pessoa de antes, com os velhos hábitos que não te ajudarão a emagrecer. Para a mudança de hábito saudável e eficaz procure realizar uma mudança gradual. O ideal é começar com 5% a cada 4 semanas. Um exemplo é mudar uma refeição por vez e começar o exercício físico 1 a 2 vezes na semana e quando você perceber que está adaptado vá aos poucos mudando outros hábitos. Assim você construirá, aos poucos, a quantidade e qualidade de hábitos saudáveis para toda a vida.

O erro número 4 é continuar convivendo com as mesmas pessoas. Não me entenda mal, o que eu quero dizer é que se você não envolver seu meio social no emagrecimento ou não conviver com pessoas com os mesmos objetivos que você dificilmente você sustentará os hábitos necessários para emagrecer. Não estou falando para você largar os seus amigos do churrasco ou dos encontros com as amigas, estou sugerindo que você se envolva com pessoas que têm os mesmos objetivos que os seus, ou seja, faça novos amigos. Um lugar legal é a academia, nas aulas em grupo ou na própria cantina da academia. Dessa maneira quando você passar por momentos difíceis e não sentir vontade de fazer exercício ou seguir a alimentação saudável esses seus novos amigos irão te ajudar.

Concluindo, equilibre os 4 pilares do emagrecimento, alimentação saudável, exercício físico, mentalidade magra e comunidade de apoio. Emagrecer é utilizar ferramentas inteligentes para tornar a mudança de hábitos mais fácil e assim conquistar uma vida mais leve, mais saudável e mais feliz.

Um abração e até a próxima quarta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s