Que tal preparar o corpo para as férias e os dias de sol?

Estrias e flacidez causam desconforto em grande parte de mulheres e homens. Entenda por que a abdominoplastia vem sendo bastante requisitada em clínicas de cirurgia plástica

 

Após tomar a decisão de realizar a abdominoplastia, é necessário começar a se planejar dois meses antes da cirurgia
Com o objetivo de dar um up na autoestima ou mesmo deixar o corpo em forma, muitas pessoas optam por procedimentos estéticos. A proximidade com o período de férias ou mesmo os dias de sol são também razões para a busca por um corpo em forma. Entre as cirurgias plásticas mais realizadas com esses objetivos está a abdominoplastia, realizável em homens e mulheres. Embora não existam pesquisas oficiais que comprovem a busca feminina por cirurgias estéticas logo após a gravidez, especialistas apontam que estão sendo procurados com mais recorrência por esse público. Um dos motivos é a idade em que elas estão engravidando: segundo dados divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, em dez anos, o porcentual de mulheres que se tornam mães entre 30 e 39 anos passou de 22,5% para 30,8%.
De acordo com cirurgião plástico Danilo Dias, a gestação aumenta o risco de flacidez e a abertura do músculo. Em mulheres nessa faixa etária, o retorno do corpo aos padrões anteriores à gestação, em virtude do metabolismo, acontece de maneira mais lenta. “O abdômen é composto por musculatura, camada de gordura e pele. É necessário que esses três elementos estejam em perfeita harmonia.” A soma desses fatores tem como consequência um abdômen equilibrado, explica Dias.
“Para as mulheres que já tiveram filhos, nossa atenção vai ser na qualidade do músculo e da pele”, pontua. Dias pondera que, em alguns casos, os convênios de saúde cobrem a cirurgia. “Se é uma cicatriz de cesárea que não ficou boa, está larga ou profunda, o plano de saúde ajuda. Esse raciocínio é também para hérnia ou musculatura aberta.” O cirurgião afirma que a abertura do músculo também pode causar hérnia no umbigo e na parede abdominal.
O procedimento cirúrgico é também indicado para outros objetivos. O médico aponta que, em seu consultório, recebe uma grande demanda de pacientes que tiveram excessivo ganho de peso e emagreceram drasticamente. “Essas pessoas podem ter ficado com estrias e flacidez. Nesses casos, nós precisamos dar uma atenção especial, pois às vezes só a lipoaspiração não é indicada”, explica.
Cuidados necessários antes e depois da cirurgia 
De acordo com o cirurgião plástico, após tomar a decisão de realizar a abdominoplastia, é necessário começar a se planejar dois meses antes da cirurgia. Ele argumenta que, de acordo o caso, algumas indicações são feitas para as pacientes. “Dependendo da pessoa, nós indicamos uma dieta ou o uso de uma cinta para já ir modelando o abdômen antes do procedimento.”
Realizar uma avaliação presencial com profissional também é indispensável. “No exame físico, a gente consegue detectar se tem alguma hérnia ou se o músculo está aberto. Também conseguimos ver o excesso de pele, estrias e cicatrizes”, afirma o profissional, ressaltando que são realizados diversos exames de imagens, como o ultrassom abdominal. “Este exame vai mostrar a separação do músculo e o que está realmente está fora do normal.”
Além disso, também existem cuidados com relação aos medicamentos que os pacientes utilizam com recorrência. “Se a paciente tomar anticoncepcional, por exemplo, pedimos para deixar de tomar pelo menos um mês antes da cirurgia; se utilizar termogênicos, que pare pelo menos 15 dias antes do procedimento. Já pacientes que tomam remédio para pressão, indicamos uma avaliação com cardiologista”, frisa. Dias explica ainda que sua clínica realiza acompanhamento pós-cirúrgico e pondera que esse suporte ajuda em uma recuperação rápida e responsável, uma vez que a integração entre as equipes de médicos e fisioterapeutas potencializa a eficiência e a humanização com pacientes submetidos à abdominoplastia.
FONTE: PORTAL O POVO

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s