Sem restrições! Veja 5 dicas para você ajustar sua alimentação e emagrecer com saúde

Foto: Pexels
 

O milagre da dieta não existe. E não tem segredo: para conseguir o corpo desejado de forma saudável e sustentável, é preciso seguir uma rotina equilibrada.

De acordo com a nutróloga da Associação Médica do Rio Grande do Sul Mariela de Oliveira Silveira Pons um dos maiores vilões do emagrecimento é a alimentação restritiva.

– Nosso metabolismo não foi feito para restrições tão drásticas. Precisamos de todos os nutrientes! Vejo algumas dietas que restringem carboidratos, gorduras e até frutas. Nosso organismo não sabe lidar com isso – pondera.

A profissional reforça que excluir alimentos do dia a dia podem provocar transtornos à saúde.

– Além da deficiência de nutrientes, o corpo começa a apresentar sinais, como cansaço, sonolência, falta de concentração. Isso gera um desbalanço cerebral e nossos neurotransmissores ficam desregulados. Quem quer emagrecer precisa de uma alimentação balanceada, bem completa. Não existe milagre – destaca.

Pensando nisso, a nutricionista Valentina Slaviero, parceira da Fit Food, marca dedicada à alimentação saudável, destacou cinco dicas para você ajustar a alimentação e realizar um projeto saúde que vale para a vida toda – e não só para o próximo verão!

Chega de radicalismos

É o verão se aproximar para algumas mulheres se desesperarem com a forma dos seus corpos e recorrerem a dietas malucas, restritivas de nutrientes e sabores? Emagrecer dessa maneira não é saudável! Aprender a comer com equilíbrio e sem restrições resulta em um corpo e mente mais equilibradas, que serão mantidos ao longo das estações – e não só na época do biquíni.

Varie sabor e nutrientes

Quem quer perder bastante peso, eliminar poucas gordurinhas ou melhorar a qualidade da alimentação deve considerar a variação de sabores e nutrientes no prato. No lugar de cortar grupos alimentares, é sugerido fazer escolhas mais inteligentes, proporcionando equilíbrio na nutrição, saciedade e prazer para o paladar no dia a dia.

Fique atenta ao consumo de sal e gordura

Priorize boas fontes de proteínas e carboidratos para a manutenção da massa muscular, o segredo de um metabolismo mais rápido; consuma diariamente alimentos com fibras, que favorecem o bom funcionamento do intestino e eliminam os excessos. Fique atento ao consumo equilibrado de sal e gordura. Embora sejam demonizados, ambos também tem parcelas de contribuição para o equilíbrio do organismo, quando consumidos em proporções adequadas.

Atenda as necessidades do seu corpo

Mais que olhar no relógio para checar o horário da alimentação, perceba os sinais do seu corpo. Atenda ao sinal da fome assim que ele surgir, evitando excessos, descontroles e compulsões. Existem diversos alimentos práticos e saudáveis, que podem ser carregados na bolsa, evitando más escolhas no aperto da fome. Atualmente, há diversas opções equilibradas para atender a fome e se sentir saciado com crocrância, e sabores salgados e doces.

Hidrate-se

Beba água com frequência. Muitas vezes fome, na verdade, é desidratação. A água equilibra o organismo, regula os sinais da fome e da saciedade, e é fundamental para complementar os benefícios do consumo de fibras e para o bem-estar do corpo.

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