Seis suplementos anti-idade que realmente funcionam na pele

A fonte da juventude pode estar nessas pílulas

Seis suplementos anti-idade que realmente funcionam na pele

Provavelmente conhece vários produtos de beleza que prometem melhorar a saúde da pele, do cabelo, das unhas, e até otimizar o funcionamento celular. Mas será que todos funcionam?

“Tomar suplementos anti-idade, desde que com orientação médica ou nutricional, contribui para a saúde total no nível celular, mantendo o seu metabolismo, hormonas e órgãos vitais em forma.

Além disso, hoje muitas substâncias apresentam ação antioxidante e podem ajudar a reverter os sinais do tempo, bem como aumentar a capacidade de reparar as células”, explica o Dr. Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

“Mas a consulta com o médico ou especialista é sempre interessante, porque é aí que o especialista vai personalizar a fórmula de acordo com a necessidade do paciente e prescrever fórmulas que sejam biodisponíveis, ou seja, que sejam compatíveis e melhor assimiladas pelo organismo”, acrescenta o médico. Aqui indicamos cinco opções para que se prepare antes de uma consulta de dermatologia:

ARGININA – Este aminoácido é conhecido pelo seu efeito na glândula pituitária, que liberta hormnas do crescimento (GH). “A GH apoia o seu metabolismo e a capacidade do corpo em queimar gordura, enquanto aumenta a massa muscular”, diz o dermatologista. A arginina melhora também a circulação sanguínea e ajuda a fornecer energia mitocondrial, dando força ao organismo como um todo, melhorando a troca de nutrientes;

ASTRÁGALO – “Estudos recentes demonstraram que o astrágalo pode alongar telómeros, que são as frágeis extremidades do DNA que encurtam à medida que envelhecemos”, diz o especialista. Telómeros mais longos estão associados a uma maior longevidade, saúde cardiovascular, cognição e funcionamento imune.

SILÍCIO – O silício orgânico é um elemento importante para a reestruturação da derme (camada mais externa da pele) além de aumentar a produção de colagénio, que garante uma maior firmeza e ativa a pele a nível metabólico (para as reações enzimáticas). “A reposição do silício é feita a partir dos 25 anos, a partir dos quais a absorção do mesmo diminui pelo trato gastrointestinal. Este é pois um elemento fundamental para o bom funcionamento da pele”, explica o médico.

FLAVONÓIDES DO CACAU – O poder antioxidante natural do chocolate (negro) pode ser um aliado poderoso para o seu cérebro e coração. “Um estudo da Nature Neuroscience veio provar que os flavonóides do cacau agem diretamente no cérebro para reduzir o declínio cognitivo relacionado com a idade”, explica o médico. O consumo regular dessa substância tem também efeitos positivos a nível das rugas faciais e elasticidade, de acordo com um estudo do Journal of Nutrition. Mas, infelizmente, será preciso mais do que uma barra de chocolate escuro, para garantir a suplementação necessária ao organismo.

COENZIMA Q10 – Este é um potente antioxidante que ajuda que as mitocondrias permaneçam carregadas, dando-lhe energia e abastecendo as suas funções diárias. “A substância também auxilia na reparação de telómeros e ajuda o coração – que é carregado com mitocondria – a funcionar em melhoras nívei. Também há benefícios para a pele, a nível das rugas e firmeza”, diz.

AÇAFRÃO – A curcumina, um ingrediente ativo da cúrcuma (açafrão), é um dos mais poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, como explica o dermatologista: “O ingrediente é especialmente eficaz no apoio à longevidade saudável, protegendo o cérebro. Na pele, há estudos que mostram melhoria da saúde celular, principalmente a nível de patologias como acne e psoríase”.

 

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s