Up na beleza: 6 dicas de cuidados para pele e cabelo depois do fim de ano

Para quem deixou a rotina de beleza de lado na época das festas de fim de ano, a dica é aproveitar o início de 2019 para caprichar nos cuidados da pele e do cabelo! É que o calor do verão deixa mesmo a pele mais oleosa e ressecada, além de deixar os fios mais opacos e quebradiços por conta do sol…

 

2899743-o-oleo-de-coco-pode-ser-usado-para-nutri-650x488-3

 

Depois de curtir as confraternizações de fim de ano e as festas do Réveillon, o corpo pede mesmo um descanso e isso se reflete na pele e nos cabelos: o rosto fica mais oleoso, os cabelos ficam mais frisados e desalinhados e a pele do corpo, incluindo os lábios, fica mais seca e começa a descascar por conta do sol. Abaixo, separamos algumas beauty tips que vão deixar pele e madeixas mais bonitas nesse comecinho de ano:

 

1 – Óleo de rosa mosqueta para renovar a pele

Para quem gosta de pegar sol, usar um óleo de rosa mosqueta pode hidratar a pele de forma profunda e ainda renovar a pele descascando. Segundo a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato, a substância natural tem a capacidade estimular a produção de melanina ainda ajuda a corrigir as manchas solares. “Faça uma mistura com 3 gotas de óleo de rosa mosqueta, 2 gotas de óleo vegetal de buriti, 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e 5 gotas de óleo essencial de lavanda e aplique no corpo no período da noite. É um santo remédio”, recomenda.

 

2 – Compressas de chá de camomila para pele ardendo

Exagerou no sol e ficou com a pele ardendo? A dica da Andrea Torres, fisioterapeuta e dermato-funcional, é fazer compressas com chá de camomila. “Após tomar um banho gelado, com um sabonete de formulação hidratante, aplique compressas de chá de camomila bem gelado sobre a pele para acalmar e hidratar. Isto irá melhorar a ardência e vermelhidão”, indica.

3 – Óleo de coco para hidratar os cabelos

Óleos podem trazem benefícios intensos e rápidos aos cabelos por causa da formulação concentrada, que pode ser facilmente encontrada em farmácias! O óleo de coco, por exemplo, pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, principalmente nos cacheados e crespos, que ressecam mais nessa época do ano. “Pode ser aplicado diretamente nos cabelos ou misturado a máscaras capilares conferindo os seguintes benefícios: condicionamento, ação antifrizz, umectação, fortalecimento dos fios e hidratação”, explica a dermatologista Renata Sampaio.

 

4 – Pente de madeira para cabelos com frizz

O frizz é bem comum nos cabelos nessa época do ano por conta do calor e umidade. Ficou sem tempo para tratar dos cabelos durante o fim de ano? A dica da hairstylist Camila Gomes, do Werner Coiffeur, é criar o hábito de pentear as madeixas com pente de madeira, que não causa atrito com os fios, além de caprichar nos acessórios, como bandanas e chapéus. Eles escondem aquele frizz bem no topo da cabeça, ou aquele cabelo novinho que está espetado”.

5 – Esfoliação corporal

Se você está com aquela sensação de peso nas costas e pele do corpo ressecada, que tal uma esfoliação corporal? A técnica pode ser feita em um spa – que pode incluir, ainda, massagem modeladora para aliviar a tensão de fim de ano! – ou em casa, com esfoliantes, lixas, pedras ou sabonetes corporais de argila. A dica é fazer a esfoliação durante um banho com água morna e finalizar com água fria, para fechar os poros e evitar ressecamento da pele.

6 – Não esqueça os lábios!

Os lábios também precisam de cuidados, já que a pele da boca é muito fina. “A pele dos lábios deve ser protegida para diminuir o ressecamento dos lábios. Além de poder prevenir o surgimento de lesões cancerígenas nessa região por exposição solar inadequada, naqueles pacientes mais sensíveis”, indica a dermatologista Karda Assed. A dica da profissional é apostar no hidratante labial com filtro solar, como os lip balms, e evitar molhar os lábios com saliva.

(Por Beatriz Doblas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s